sábado, 27 de agosto de 2011

A descoberta do Elemento Arsênio

O arsênio (As) é um elemento químico semimetálico, tri ou pentavalente de cor cinzento-aço, quebradiço e com brilho metálico, que se localiza no grupo 15 e período 4 da Tabela Periódica. 
Possui número atômico 33 e massa atómica 74,921 60.O arsénio foi descoberto na Idade Média (séc. XIII), cerca de 1250 por Magnus, na Alemanha.O nome arsênio deriva do grego arsenikon que significa amarelo-ouro.Analogamente ao fósforo, o arsênio apresenta-se também em diversas modificações alotrópicas, como o arsênio cinzento (metálico) que é estável e se obtém aquecendo arsênamina, ou o arsénio amarelo (não metálico), que é metaestável e, ao ser arrefecido rapidamente, dá lugar a vapor de arsênio. O arsénio encontra-se, por vezes, em estado puro, como arsênio nativo. Este cristaliza no sistema romboédrico, é geralmente macio, granular e às vezes estalactítico e reniforme. Mais frequentemente, encontra-se na forma de arsenietos metálicos, sulfuretos e como óxido de arsênio. Obtém-se por aquecimento da arsenopirite (sulfureto de ferro e arsênio) ou da pirite de níquel arsenida (sulfureto de níquel e arsênio). Aquecendo estes minérios na ausência de ar, o arsênio separa-se por sublimação, sendo recolhido num recipiente frio.



                             Curiosidades
O arsénio utiliza-se como aditivo do chumbo nos grãos para armas de caça, como raticida e inseticida, para conservar peles e, no fabrico de vidro, como descorante.
O composto mais conhecido é, sem dúvida, o trióxido de arsénio (As2O3) ou, simplesmente, arsénio, o veneno clássico. Este compostos é, na verdade, altamente tóxico. A décima parte de um grama pode ser uma dose letal se não se fizer vomitar a tempo quem o ingeriu ou se não se lhe administrar um antídoto que pode ser hidróxido férrico recém-precipitado ou óxido de magnésio.


Arsênio em seu estado natural.






Marcas da contaminação por uso incorreto de arsênio.

8 comentários:

  1. adoreiiiiiiii esse blog, pois os efeitos ficou maravilhoso.
    nao sabia q arsênio tinha os pericos constante se possuir contato com a pele humana, ficou horrivel essa foto em cima, nossa horrivel mesmo, mais tem preocupaçao pois pode causas cancêr de pele.
    DRIELY n.:10

    ResponderExcluir
  2. O uso incorreto do arsênio é realmente perigoso, nunca pensei que fosse tão longe ao ponto de ser letal, e outro dos elementos presentes e inseticidas perigosos.
    Carol n07

    ResponderExcluir
  3. pra mim o arsenio é perigroso dependendo do modo que voce usa e de quem o usa.
    esse elemento é bom para matar ratos e ao mesmo tempo uma ameasa pois pode que numa tentativa de matar um rato voce pode errar e matar outra pessoa.
    Belen C. n02

    ResponderExcluir
  4. O uso incorreto do arsenio e altamente perigoso se for usado incorretamente e sem precauções e em alta quantidade
    Ele e usado em raticidas mais nao sabia que tambem era usado em inseticidas e pode ser letal ao ser humano se houver um mal uso dele

    ResponderExcluir
  5. Esse sem duvida é muito perigoso, mas vale lembrar que os outros elementos químicos também são porem o Arsênio se não for utilizado de forma correta pode sim trazer vários riscos a nós.
    Um exemplo é da foto citada à cima, pois a pessoa teve sua mão comprometida por um descuido ao manusear o produto.


    Deuseny Caetano 2° EM

    ResponderExcluir
  6. # O Blog ficou legal.
    # De todos os elementos aqui postos pela dupla,oo que eu mas gostei foi do Germânio. Que e ultilizado na fabricações delentes de câmeras
    e microscópios. Gostei pelo fato que que minha carreira está bem relacionada a questão das cameras fotográficas,que por sinal são a minha paixão =D
    # By: Camila Morais

    ResponderExcluir
  7. O blog ficou muito bem elaborado, e os elementos sem dúvida alguma são extremamente relacionados com o nosso cotidiano e nossas necessidades de defesa como é o caso do Ârsenio, utilizado em venenos contra roedores e pestes indesejáveis, além de ser complemento para armas de caça. Em relação ao elemento Gêrmanio, ele está relacionado com as tecnologias atuais com as quais convivemos muito próximo, como na lente de câmeras digitais ou simplesmente câmeras de aparelho celular. já o silício é um elemento ao qual devemos tomar um certo cuidado e preucação pois há além da doença citadas outras mais que podem ser desconhecidas por muitos. Por fim, achei interessante a citação da utilização do boro em fogos de artíficio pois era uma informação desconhecida por mim. Esse é Um BOM blog.

             Bruna Cordeiro 2EM

    ResponderExcluir