sábado, 27 de agosto de 2011

A descoberta do Elemento Germânio

O germânio (Ge) é um elemento químico de características semimetálicas, di ou tetravalente, de cor branco-acinzentada, quebradiço, estável no ar e água, que se localiza no grupo 14 e período 4 da Tabela Periódica. 
Este possui número atômico 32 e massa atômica 72,64.O germânio foi descoberto em 1886 em Freiberg, Alemanha, pelo químico Clemens Winkler numa mina de Himmelsfurst.O nome germânio deriva do latim Germania que significa Alemanha.Encontra-se na Natureza na argirodite e na germanite. Esta último é um mineral de sulfureto de cobre, sulfureto de ferro e sulfureto de germânio.
                                      
                                                         Curiosidades                  Até aos finais dos anos 30 do século XX, o germânio era um elemento que apenas tinha interesse científico. Esta situação mudou radicalmente quando se descobriu a importância do germânio como semicondutor e se fabricaram com ele retificadores e amplificadores (transístores). Com os transístores de germânio iniciou-se o grande progresso da micro eletrônica. Nos anos 60, o germânio perdeu importância quando começou a ser substituído por silício, também um semicondutor, mas com melhores características em diversos aspetos. Na aplicação industrial dos semicondutores é necessário que o germânio tenha um grau de pureza extremamente elevado. Vestígios ínfimos de elementos estranhos fazem variar a sua capacidade de semi condução. Com os métodos usuais de purificação de metais não era possível extrair, num grau suficiente, todas as impurezas. Desenvolveu-se por isso um novo método para o germânio, a fusão zonal. Para tal, funde-se uma zona estreita num cristal alongado de germânio, na qual se dissolvem as impurezas. Mediante o lento deslocamento da fonte de calor, faz-se mover esta camada de uma ponta à outra do cristal.

Curiosidades

O germânio é empregado na fabricação de semicondutores, lentes de câmeras
 e microscópios, ligas metálicas e também é empregado como catalisador.

               Germânio em seu estado natural.


5 comentários:

  1. obrigada Freiberg se não fosse voce talves o germanio não houvesse sido descoberto; e sem o germanio talves as cameras não teriam seus lentes e a gente não tiraria fotos; e sem as fotos não deixariamos lembranças para os amigos; e sem as lembranças os amigos nos esqueçeriam.
    Viu que o germanio é muito importante ( ji ji ji) brincadeira.
    Belen C. n02

    ResponderExcluir
  2. cheguei à conclusão de que o germanio ,embora fosse substituido e tenha perdido a sua importancia, e um elemento importante e de grandes beneficios como : o catalisador, lentes de cameras e microscopios.

    ResponderExcluir
  3. É muito interessante saber que o Germânio foi utilizado como semicondutor e daria para usá-lo na fabricação de amplificadores e retificadores, lentes de câmeras e microscópio...

    Deuseny Caetano 2° EM

    ResponderExcluir
  4. Octávio Lino Sá-Teles nº 22 - 2º Ano Ensino Médio

    Durante este trabalho foi possível perceber o quanto a química está presente no dia-a-dia de todos nós, em todos os blogs tem pelo menos um dos elementos que é usado na ciência experimental, médica ou em objetos mais próximos à nós: as máquinas digitais (como o germânio), lâmpadas, esmaltes, maquiagem dentre muitos outros... O germânio em especial antes só tinha interesse científico e hoje em dia é usado para lentes de câmeras, microscópios e etc.

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADA CLEMES PORQUE TERES DESCOBERTO OGERMANIO SEVI PARA MUITA COISA.CASSIANY GUILHELMARA

    ResponderExcluir